quinta-feira, 15 de maio de 2008

No unselfish good deed!

Esses dias eu estava vendo um episódio de Friends em que o Joey diz pra Phoebe que toda boa ação é egoísta! Ela resolve provar que ele está errado mas não consegue!



E não é que é verdade? Sim, é muito bom fazer coisas boas pros outros, mas logicamente, só o fazemos porque nos sentimos bem!

Ok, egoísmo não seria a palavra exata para essa explicação, mas deu pra captar a idéia, né!

Nesse caso, estamos em falta de egoístas na Terra!

6 comentaram porque quiseram:

semana dificil pra mim, vou tentar ser doce, me perdoem alguma grossura.


Bem qto ao tema, Jesus foi claro, sirva a quem nao pode t retribuir e q ninguem fique sabendo (nao saiba tua mao esquerda o q fez a direita). Sinceramente acho uma hipocresia pessoas se cadastrando para fazer voluntariado; quem quer faz e nao avisa e nao espera retorno, só o do céu.

qto a satisfação de fazer bem ao outro, este é o Espírito Santo que habita em nós, ...é tao bom fazer uma amizade com ele lalalala.

Ja fiz e faço as vezes algumas boas açoes (pra nao dizer todas, como uma troca, com pessoas ou DEUS), como se ele precisasse, ainda bem q Ele, por ser o que és, sabe da minha miséria.

Guiga, nao q t interesse, mas na minha opiniao, teu melhor post.

eu estou tentando pensar na palavra... Seria auto-afirmação?
sei lá.
Mas concordo plenamente. Faço coisas boas porque gosto e me sinto bem.

E se post bom é aquele que te deixa pensando horas no assunto escrito, concordo com o Alexandre! O melhor mesmo!!

Beijo pra ti!

"(...) Todas as ações são autodirigidas, todo serviço é auto-serviço, todo amor é amor-próprio. Está surpreso? Talvez esteja pensando naqueles que ama. Cave mais profundamente e descobrirá que não os ama: ama, isso sim, as sensações agradáveis que tal amor produz em você. Ama o desejo e não o desejado!"

Irvin Yalom

Mas ainda acho que este tipo de egoísmo tem alguma coisa de positivo.

fiquei confusa... preciso assistir este episódio e pensar no assunto...

Eu adoro a Phoebe e o Joey. Mas, vamos e venhamos, se as boas ações são egoístas, só serão altruístas as ações que fazem o bem dos outros e o nosso mal? Tipo: tirar da nossa boca para dar para os outros? Passar frio para cobrir alguém? Mas mesmo isso, se trouxesse felicidade, orgulho, ou qualquer sentimento positivo acabaria por ser considerado egoísta?

sempre achei isso, toda boa ação é egoísta. tem gente que se ofende com essa conclusão sabia? principalmente gente religiosa que acredita que deus tá vendo tudo e etc.

nunca fui pelo politicamente correto e não penso 2 vezes antes de sair contando o que eu tenho feito de bom pelos outros. deixa que pensem que é auto-afirmação ou qualquer coisa, me faz bem ser uma pessoa boa e eu contando assim aos 4 ventos pode ser que inspire alguém a fazer algo de positivo.

bjo!