quarta-feira, 14 de maio de 2008

Moral da História

Sabe aquela história de que as crianças são futuro? O pior é que é verdade! Mas, se as crianças de hoje são uns monstrinhos, a culpa é de quem? Dos pais, é claro! E nem me venham com essa de que a televisão isso, as músicas aquilo, e todo esse catatau de desculpas que pais ausentes dão!
Toda essa introdução é pra dizer que vi dois filmes lindíssimos, que passam mensagens lindas pras crianças (e pros adultos)!

Um deles é Horton Hears a Who (Horton e o Mundo dos Quem — péssima tradução, aliás). Baseado no livro de Dr. Seuss, o filme (eu chamo de filme mas é uma animação, ok?) conta a história do elefante Horton que descobre que há um mundo microscópico numa partícula de poeira. Claro que ninguém acredita nele! É aquela velha história do "se eu não vejo, não existe", sabe? Mas ele acredita que devemos respeitar qualquer vida, por menor que seja! Ah, se todo mundo fosse como o Horton!
Já aviso que o filme tem mensagem mas não é babaca! Aliás, é hilário! Vozes de Jim Carrey e Steve Carrell! Por favor, não vejam dublado!


O outro filme (animação também, ok?) é Barnyard (O Segredo dos Animais — outra tradução horrível!). Resumindo, bem resumidinho, fala da relação entre pais e filhos, e de senso de coletividade, uma coisa que anda muito em falta por aí! E além da liçãozinha, claro, engraçadíssimo! Vale frisar que todos os bichinhos são felizes porque vivem sob os cuidados de um fazendeiro vegan! Hehehe!


E qual a moral do post? Não adianta jogar as crianças na frente da tv...o bacana é comentar o que foi visto, é conversar sobre a história. Aliás, pais ainda lêem pros seus filhos antes de dormir? Ou estão todos muito ocupados com seus problemas e deixam a responsabilidade da criação para computadores, videogames e tevês? Depois não reclamem quando forem parar no asilo...!

4 comentaram porque quiseram:

Falou (porque quis) e disse!!! Laurinha minha florzinha sempre nos conta o que ela achou do filme, quando achamos que tem alguma moral que ela não percebeu comentamos com ela. Se ela será um futuro bom, ainda não posso afirmar, mas nos esforçamos muito para que seja.

:)

Não vi o 1° filme aí, certamente verei, só posso dizer por enquanto que Barnyard é MUITO BOM!

Adoro quando o fazendeiro chega perto e eles fingem que são animais "normais"!

Não coloquemos filhos no mundo só pra fazer espaço, né...

Vou alugar esses filmes pra ver com meu baby! Talvez a gente se inspire ainda mais pra colocar bacuris no mundo que façam a diferença!

Putz, assino em baixo. Na era da praticidade, criar filhos está se tornando "mais uma tarefa". Ainda não vi esses filmes, mas adoro animação, vou colocá-los na lista. Semana passada vi um também infantil (ou não) chamado Ponte para Terabithia. Muito bom, recomendo :)