sexta-feira, 3 de agosto de 2007

Prova do Detran (ou Se você sabe ler está aprovado!)

Esses dias me dei conta de que tenho que renovar minha carteira de motorista. Aí tem aquela história de OU fazer a prova OU assistir 15 horas de aulinha palha. Óbvio que eu optei por estudar no site do Detran e só fazer a prova, né? Afinal, como diria uma amiga minha, "eu não sou a besta que aparento"!

Pros que não sabem, no site do Detran tem uma provinha simulada que, se você fizer over and over again, as chances de não passar são quase nulas!

Claro que tem umas questões que exigem dois neurônios...tipo essa:

Qual via é caracterizada por interseções em nível, geralmente controlada por semáforo, com acesso aos lotes lindeiros e às vias secundárias locais, possibilitando o trânsito entre as regiões da cidade?
A) Arterial
B) Local
C) Coletora
D) Rodovia
E) De trânsito rápido

Mas também há questões que beiram a piada:

Numa tarde ensolarada de domingo, você sai de casa para relaxar e curtir seu carro novo. Aproveita para testar a potência do motor, freios, pneus, som... Quando passa por um parque infantil, observa uma algazarra de crianças andando de bicicleta sobre a calçada. Ao aproximar-se delas, você:
A) diminui a velocidade e fica atento aos movimentos das mesmas.
B) mantém a velocidade e aciona a buzina para chamar a atenção delas.
C) estaciona e pede para que elas brinquem em outro local.
D) aumenta a velocidade para livrar-se logo delas.
E) "canta" os pneus para diverti-las.

Imaginem agora alguém ensinando isso numa sala de aula! Eu faria questão de levantar a mão e responder "E", nem que isso me custasse mais 15 horas de aula! Ah, e tem questões de português também! Olha só:

As pessoas que conduzem veículos no trânsito podem ocasionar acidentes por negligência, imprudência e imperícia. O que é negligência?
A) É realizar manutenção preventiva no veículo.
B) É erro, inconsciência, falta involuntária.
C) É desleixo, descuido, menosprezo.
D) É incompetência, inexperiência, inabilidade.
E) É planejamento de um percurso antes de uma viagem.

Novamente...me dá vontade de responder "E"! Ai, tô achando que minha Saraivice (mais conhecida como Síndrome da Tolerância Zero) vai me impedir de renovar a habilitação!

Não é a toa que o trânsito está como está!

6 comentaram porque quiseram:

ai meu deus... tu faz esta prova direitinho, pq senão vamos perder a Kombi da Tia Guiga, aí já viu, né? o que será de Moni, Vá e Lé?

OMG...

Mas não é "E" mesmo???
Hahahaha.
Sobre Bono e Pené: a liberal é a mais chata de todas. Porque não existe mulher liberal, existe é câncer de intestino.
Se tu quiser, eu te explico a piada, porque ultimamente ninguém anda entendendo minhas piadas.

Pior q o absurdo das provas é o preço. Estou mudando de categoria, tirando carteira pra moto. R$ 650,00. O brasil nao sabe mais onde cobrar para fazer girar a economia, tá dificil!

quando eu fiz a minha prova, tinha uma questão mais ou menos assim:

Você está dirigindo e o sinal fica amarelo. Ao seu lado, um ônibus descarrega pessoas. Saem duas pessoas da frente do ônibus para atravessar, o que você faz?
a. acelera para não perder o sinal;
b. dá sinal de luz para que as pessoas vejam que você está vindo;
c. buzina para que não fiquem no caminho;
d. freia bruscamente para parar o carro;
e. reduz a velocidade até o carro parar e os pedestres atravessarem com segurança.

hmmmm, quase errei essa.

Hahahahaha! Pelo menos dessa vez a "E" era a resposta correta!!!

Hahahahah...por isso que eu desisti de dirigir...fiz auto-escola, prova e o cacete pra descobrir que preciso ganhar na mega-sena e bancar um motorista...que de preferência seja bonito e gostoso para trocar meu óleo nos momentos de carência...
hahahaha