sábado, 30 de junho de 2007

Freud explica...mas eu não entendo!

Quando eu era criança achava que o ego ficava ali pela garganta. Acho que eu confundia com esôfago...se bem que as chances de eu saber onde ficava o esôfago eram remotas.
A questão é: o que exatamente é o ego? Fui pesquisar. Só fiquei mais confusa! Algum psicólogo blogueiro poderia me ajudar? Aceito indicações de livros ilustrados.
Por que, quando recebemos um elogio, dizemos que tivemos o ego massageado (era aí que eu imaginava um massageando a garganta do outro...cena ridícula)? Ou então, por que dizemos que fulano tem o "ego inflado" quando este se acha a bolachinha mais recheada do pacote? Acho que regredi e voltei à fase dos porquês.
Independente do entendimento pleno e científico da coisa, acho que todos estão de acordo que é bom ter o ego massageado. Quem não gosta de um elogio? Quem não gosta de um "parabéns!"? Quem não gosta de uma massagem (pode ser no ego ou não...é bom de qualquer jeito!)?
Então vamos nos massagear (nossa, que erótico!) via blogs e pessoalmente! Mas antes, por favor, alguém me explica o que é esse diabo de ego???

7 comentaram porque quiseram:

Guiga, meu bem...

Eu adoro ler o que tu escreves. Te adoro. És minha melhor amiga, confidente e inúmeras vezes musa inspiradora. És MESTRE em tudo que faz, e quando eu crescer quero ser que nem tu.

(assim, tá bom?)

Para mim, o ego fica na barriga, pq qdo massageiam o meu, o primeir lugar a sentir friozinho e borboletinhas de satisfação é a barriga. Coisa de doida, né??? hahahahaahahhaha

Beijos te adoro demais!!!

Amada amiga... Ai vai minha singela explicação...
Freud escreveu nas suas primeiras obras que a vida psiquica consiste em duas partes: O ID, que é a nossa parte mais "primitiva" conhecido tbm como inconsciente.O EGO representa aquilo que designamos por razão ou racionalidade, serve de mediador entre o ID e o mundo externo...
EX:é como se o EGO fosse o cavaleiro e o ID o cavalo(força inconsciente e libidinal), o cavaleiro(EGO) utiliza a força do cavalo, mas é o cavaleiro(EGO) que conduz o cavalo(ID)...
(isso foi um pequeno exemplo, existem mais coisas evolvidas no nosso aparelho psiquico, superego...) Bjãooooo

Dupla polaridade:
Muito depressivo - mto eufórico! Sempre um problema.
Temos que ser plenamente amados para ser seguros em mortes, perdas de emprego, rejeições seguirmos em frente e saber - TD PASSA. Temos q ser plenamente serenos, para em promoções, aumento de salário, elogios, noites excelentes de SEXO (ñ amor "prazer, nem sempre felicidade"), elogios de alguém q consideramos importante, saber q tb passa e amanhã a batalha continua, e talvez estas pessoas não nos enxerguem com os mesmos olhos se vacilarmos em algo, ou + ainda, talvez nem saibam q existimos.
Saindo da dupla polaridade, passando a IDADE ANTIGA, do temperamento comportamental melancólido, colérico, fleum......,...., creio só em duas coisas.
1) Nada vai nos amar plenamente como nossa cara metade: esposo(a)
2) Nada vai nos amar como DEUS (Santíssima Trindade)

Qto ao Ego, deixo como a música "Deixa a vida me levar, vida leva eu, deixa a vida me levar, vida leva eu, deixa vida me levar vida leva eu - SOU FELIZ E AGRADEÇO A VIDA Q MEU DEUS ME DEU!!!

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

o ego é só o motivo de ser.

é por causa dele que eu sou melhor do que tu, e tu melhor do que eu.

Ah, eu t� sempre te elogiando. E o ego fica na garganta mesmo.
Mas, sobre o superego, eu tomo um rem�dio que mata o meu. Isso � excelente. Tomo veneno para o superego.

O problema é quando o ego infla e entope a garganta.