domingo, 12 de outubro de 2008

A natureza do homem

Um monge e seus discípulos iam por uma estrada e, ao passar por uma ponte, viram um escorpião sendo arrastado pelas águas. O monge correu pela margem do rio, meteu-se na água e tomou o bichinho na mão. Nesse momento o bichinho picou ele e, por causa da dor, o homem deixou o escorpião cair novamente no rio. Foi até a margem, pegou um ramo de árvore, entrou no rio, e retirou novamente o escorpião da água.
Os discípulos ficaram surpresos. "Sábio, deve estar doendo muito! Porque salvaste esse bicho ruim e venenoso? Que se afogasse! Seria um a menos! Veja como ele respondeu à sua ajuda! Picou a mão de quem o salvou! Não merecia sua compaixão!"
O sábio ouviu tranqüilamente os comentários, e respondeu: "Ele agiu conforme sua natureza, e eu de acordo com a minha."

6 comentaram porque quiseram:

sim, sim, a melhor das histórinhas sábias que eu conheço... a melhor!

ah, mas eu conhecia diferente. algo assim: um escorpião queria atravessar um rio e viu um sapo na beira e pediu para o sapo atravessá-lo, mas o sapo se negou dizendo que o escorpião o mataria, o escorpião disse que não, aí o sapo aceitou. no meio do caminho o escorpião pico o sapo que perguntou o porque ele hava feito aquilo se agora ambos morreriam, ele pelo veneno e o escorpião afogado, aí o escorpião respondeu "desculpe é minha natureza".

:)

O homem é bom por natureza.. a sociedade é que o modifica.

Eu acho que o homem é mau por natureza, o complexo de culpa o modifica.

Acredito que o bom e o mau são conceitos que nós inventamos...

Mas dentro deles, o homem é o o resultado dos estímulos que sofre... ou segundo Saramago "...há algo dentro de nós que não tem nome, e é isso o que somos...".

Um drink.

Conhecia esta história na mesma versão da Moni. E isso não tem nada a ver com homem ser bom ou ser mau por natureza. Bem e mal são conceitos criados pela sociedade. Aqui, cortar as mãos de um homem é crime, no Oriente Médio é a lei deles. Quem define se isso é bom ou ruim?
Ajudar o escorpião, independentemente dele morder ou não, é apenas uma questão de escolha. E a nossa natureza é a nossa escolha.