terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Moda do bem

Eu acho o máximo quando boas idéias viram moda! E a sacola de pano é uma delas!

Na época das nossas avós (e das bisavós, e das tataravós, e das tatatatatatata...) era assim que se carregava as compras do mercado, da fruteira, da horta, da loja...mas a nossa geração tinha esquecido o que era uma sacola de pano. Hoje em dia tudo acontece dentro daquelas malditas e feiosas sacolinhas de plástico. Elas são tão feias e pobretonas que viram saco de lixo nas nossas casas. O pior é que elas nem suportam nossas compras direito! Ou vai me dizer que uma delas nunca rasgou na sua mão (com aquela garrafa de vidro dentro, de preferência)?

Pois aí uma estilista espertíssima (de quem eu nunca tinha ouvido falar na vida, diga-se de passagem) apareceu com a maior sacada dos últimos tempos: uma sacola de pano com os dizeres "I'm not a plastic bag".

E do óbvio fez-se a luz!

A sacola vendeu ( e ainda vende) feito água, foi parar nas mãos de celebridades hollywoodianas, e virou objeto de desejo das meras mortais. Criou-se uma necessidade fashion mas, por trás disso, uma consciência. E se mesmo as fúteis pensarem "vou usar a sacola de pano para ser cool" o meio ambiente já sai ganhando de alguma forma.

Então se você já recicla seu lixinho, procura economizar água, e se preocupa com o futuro do planeta Terra...que tal começar a usar sacolas de pano?

E se isso lhe parece uma ação pequena, não é. Como disse Neil Armstrong, é "um pequeno passo para o homem, mas um grande salto para a humanidade".


Serviço de utilidade pública: você pode, por exemplo, adquirir a sua aqui. Ou aqui. Ou, se você for muito fashion-freak, aqui. Tem até uma produzida em Porto Alegre pelo estilista Marcelo Bohrer em parceria com a Cooperativa de Costureiras UNIVENS (da Vila Nossa Senhora Aparecida)...mais informações aqui.

5 comentaram porque quiseram:

essa do Marcelo Bohrer eu conhecia, é bem bacana. a idéia é boa, né? isso me lembra aquelas coisas de ir à feira, vida simples e talz. tenho um adesivo do ILVECOBAG colado da minha mesa hehehehehe

o importante é cada um fazer a sua parte né?
:)

bjus!

Aqui na agência, ganhemos do LatinStock uma beeem grandona que dizia: DES PLAS TI FI QUE SE. Junto veio cinco sementes de Ipê Rosa e um lá de madeira reflorestada. Adorei tudo. Além de usar a saco, também plantei as sementes e agora espero com fé pra ver meu pé de Ipê Rosa.

Agora o lápis de madeira eu não sei onde eu coloquei. Alguém viu meu lápis por aqui?

=?

lindíssima a bolsa. a do Marcelo é mais bonita que a outra., mas te digo, mesmo com uma destas daí, eu continuaria pegando as de plástico feio no super. eu é que não iria colocar fora minha sacola linda de pano com lixos dentro.

:P

ah, na próxima vez que vieres aqui em casa, vou te mostrar a sacola de feira de pano que tenho.

A coisa mais COMUM na Alemanha são as sacolas de pano. A lembraça mais chique que podes ter de um museu em Munique são elas. Em segundo lugar, ficam as canecas.
Eu ganhei três quando a prima do Ro veio de lá! Lindíssimas!! :)

Obrigada por citar o projeto sacolas ecológicas da FUNVERDE.

A FUNVERDE acordou para este problema da plastificação do planeta em 2004, durante o desenvolvimento do PROJETO MATA CILIAR - http://funverde.wordpress.com/fale-conosco/about/ -
que revegeta 1 rio por ano, com árvores nativas de no mínimo 1,5 metro e limpa os rios em que desenvolve o projeto.
Durante a limpeza dos rios percebemos que não adiantava nada ficar limpando os rios, porque a cada chuva, a sujeira retornava, especialmente as sacolas plásticas e PET. Tínhamos que encontrar uma solução para o problema.

Foi aí que criamos dois projetos para resolver definitivamente este problema, o PROJETO SACOLA ECOLÓGICA - http://funverde.wordpress.com/projeto-sacolas-ecologicas/ - que lançou no país o plástico oxi-biodegradável, que ao invés de demorar 500 anos para se degradar, em aproximadamente 18 meses já foi incorporado ao solo, consumido por microorganismos.

O outro projeto lançado simultaneamente foi o PROJETO SACOLA RETORNÁVEL - http://funverde.wordpress.com/projeto-sacolas-retornaveis/ - porque o plástico oxi-biodegradável foi só para chamar a atenção para a gestão de resíduos domésticos, depois que o comerciante inicia o uso do oxi, imediatamente falamos das vantagens da substituição de qualquer tipo de plástico de uso único por sacola de pano.

A principal vantagem, que convence de vez o supermercadista - iniciamos a campanha com os supermercadistas porque são os que mais usam sacolas de uso único - é que ele pode construir uma estrutura física por ano ao deixar de distribuir sacolas plásticas e com isso também deixando de utilizar recursos naturais que devem ser deixados para os que ainda não nasceram.

Conheça nossos outros projetos em www.funverde.org.br